Chico Xavier que me perdoe. Ou melhor, o espírito do Chico Xavier que me perdoe, mas esta história de investigar o “espírito da lei” (?!) é uma balela. Já ouvi várias vezes o argumento do “espírito da lei”. – “Ah, tal coisa tem de ser assim para atender o espírito da lei” (?!). “Está no espírito da lei” (?!). É a versão mais moderna do jusnaturalismo: o jussobrenaturalismo. E os grandes juristas deste novo século de luzes do jussobrenaturalismo serão a Mãe Dinah, o Pai Robério de Ogum e Mãe Menininha do Gandois (ah, esqueci, já faleceu). Se qualquer um destes receber o espírio do Pontes de Miranda, do Lourival Vilanova, do Hans Kelsen, do Herbert Hart, eu já me dou por satisfeito. Agora, numa boa: se eu fosse um médium, não iria querer conversa com o espírito jurídico do Pontes de Miranda. Imaginem se ele resolve escrever um Tratado de Direito Penal em 96 volumes por  psicografia? Tô frito.

[P.S.: nada contra o espiritismo, por favor. Minha mãe é espírita e respeito muito a opção dela. Minha tirada de sarro é apenas com o pessoal do “espírito da lei”. E um beijo, mãe!]     

2 comentários sobre “O espírito da lei

  1. No direito religioso, o despacho judicial seria feito numa esquina com galinha preta, cachaça e vela. A audiência seria mediúnica, o espírito da lei baixaria junto com os autos no cartório e, no final do processo, as almas penadas dariam lugar às almas sancionadas. As testemunhas seriam de jeová, a doutrina canônica e os títulos, ao invés de protestados, seriam protestantes. Mas o maior problema seria com o dia do juízo final, sempre adiado “dado ao acúmulo de serviço na vara”. O negócio é rezar…

Deixe uma resposta

